top of page
  • Google+ Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Visão da ciência sobre... Aliens

  • Fujiwara
  • 19 de jun. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de out. de 2019

A cada vez que um jornaleiro (não dá para chamar de jornalista) resolve publicar as novas descobertas da Nasa, ou qualquer laboratório ou agência, sempre tentam encaixar o tema de Aliens. Com a divulgação de mais uma manchete sensacionalista sobre Extra-Terrestres, não pude deixar minha opinião sobre o assunto.


ree

Primeiro, se eu acredito em OVNI? Claro! Vou até parafrasear Neil deGrasse Tyson.

Você conhece, não?

Não? Bom... Então esse meme vc conhece?

ree
Neil deGrasse Tyson

Voltando aos Ovnis, Objetos Voadores Não Identificados são exatamente isso: Objetos Voadores Não Identificados.


Então se olho pro céu e não identifico o que é, isso é um OVNI!

Desde balões meteorológicos da zona 51, até drones ou os quadricópteros que quase todo mundo têm chamado de drones (Drones demandariam certa autonomia e independência que estes brinquedos com hélices ou rotores não têm).

OK, vamos ao próximo ponto: Aliens, ou contato com aliens.


Infelizmente ou felizmente não temos contatos com aliens.

ree

Como assim?


Nós ainda não conhecemos uma vida inteligente extraterrestre. Aliás, fora da influência da Terra, não temos sequer evidências de vida. Como assim? Na atmosfera, porém acima de 100km (já considerado espaço), se tem vida. Lá há pouco, mas há ar.


Uma das provas de que não se sabe nada sobre vida inteligente fora da terra, é o avião militar mais incrível que lembramos é o Lockheed Blackbird, que é uma obra de arte da engenharia, mas de 1961, que foi lançado para aposentar os velhos U-2. Já existem jatos mais modernos, mas não são ícones nem avançaram tanto no tempo como esse vovô.



Mas, mesmo não tendo contato (ainda) com vida de fora da terra, vamos considerar que essas vidas tenham alguns pontos em comum com a nossa vida.

ree
Línguas

Claro que não tem lingua ou sequer um sistema de comunicação parecido com o nosso (linguagem, símbolos ou até mesmo voz).


Mas todo tipo de vida aqui na terra precisa de recursos e energia.


Em última instância praticamente toda a energia da terra vem do sol, e vai se transformando, transformando, até que chega na nossa tomada ou ao nosso prato.

ree
Age of Empires

O que não vem do sol, vem da terra. E não falo das plantas, mas da geologia.


Então... Todos que já jogaram Age of Empires, Dune, ou similares sabem que todas as espécies da terra (ou de Duna) precisam de recursos e de energia.

ree
"Foto" simulando sonda em marte (é CGI)

Nosso desenvolvimento tecnológico até hoje só conseguiu chegar até o quintal de casa, ou até nosso vizinho vermelho com sondas, e aqueles carrinhos com câmeras e laboratórios embutidos e autônomos.


Todo mundo fala que os russos são durões. Pois em 67 (nenhum de nós ou nossos pais sequer eram planos no saco do nosso avô) chegaram a vênus.

ree
Foto real de Vênus

Outras sondas já foram enviadas para o "infinito e além".

Além de mais uns objetos que lançamos em Jupter, que devem ter caído feito estrelas cadentes.


ree
Jupiter

Ainda não fomos capazes de trazer nada de fora da terra (além de umas pedrinhas da lua, que está aqui no lado de casa).


James Cameron, Larry Page e Eric Schmidt (a estes dois devemos nossos trabalhos escolares e nosso canal do YouTube), já começaram a desenvolver um programa de mineração espacial. Mas não há data para lançar o primeiro "mineirim pressspass".


Tudo isso por recursos.


Então, pode ser que já tenhamos sido vistos ou quem sabe até visitados por outras civilizações, e se fomos vistos, pode ser também que já estejam a caminho de nós.


Estamos no centro de uma bolha de ondas de rádio, com mais de 100 anos luz até sua borda. E mais de 60 anos luz de maior intensidade, e com intensidade crescendo.


Pesquisando a Wikipédia, descobri que o primeiro satélite que colocamos em órbita, o Sputinik ainda não tem nem 60 anos. Hoje são milhares (eram mais de 13 mil, em 2013). Cada um desses enviando muitas ondas de rádio, que um dia serão encontradas por alguma civilização.

ree
Satélites e objetos (em 2012)

Quanto é 100 anos luz? Isso é mais ou menos isso: 946.053.620.790.000.000 km

Então esta bolha tem este tamanho: 3.546.793.189.995.370.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000

km3 (quilômetros cúbicos)


Então se existirem aliens suficientemente avançados na nossa vizinhança, eles vão nos encontrar.


ree
Stephen Hawking

Se um dia encontrarmos nossos vizinhos aliens, Stephen Hawking já indica que não respondamos de volta. O risco é grande.


Como nem chegamos direito até Marte, qualquer civilização que tenha interesse em ir para a Terra, e estivesse à procura de recursos ou de energia (mas aí provavelmente procurariam na sua estrela mais próxima) certamente terá um desenvolvimento tecnológico que a tornará incomparavelmente superior à nossa, e podem fazer isso dominando a Terra e/ou nos aniquilando. E não teríamos qualquer chance contra eles.

ree

Seria como se pisassem em um formigueiro, e nós somos as formigas. Podemos até resistir, mas será inútil.


Mas se fosse só a procura de energia, um outro dia falaremos sobre a esfera de Dyson.


ree
Esfera de Dyson

Então, eu particularmente acho que exista vida inteligente além da terra. Pode ser que estejam tecnologicamente acima da nossa. Mas não credito que tenham entrado em contado, ou que tenham interesse no contato.


Talvez, como dito por Millor Fernandez, "uma das provas de que existe vida inteligente fora da terra, é que nunca tentaram contato conosco".


E se tiverem interesse na Terra, que Deus nos proteja.


Comments


MANTENHA-SE ATUALIZADO
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

Minha casca de noz (explicando em poucas palavras)

bottom of page